Segundo o relatório Cenário da Infância e Adolescência no Brasil 2024, a alimentação saudável ainda é um grande desafio dentro da nutrição infantil. Quase 400 mil crianças convivem com obesidade, apresentando peso acima do adequado para a idade. No outro extremo, mais de 256 mil enfrentam peso baixo ou muito baixo. Os dois quadros acendem um sinal de alerta: ambos comprometem o crescimento, a saúde e o desenvolvimento integral dessas crianças.Por isso, manter uma alimentação saudável é a base para garantir todos os nutrientes necessários para o fortalecimento do corpo, incentivo ao crescimento e desenvolvimento mental dos pequenos. A rotina nutricional das crianças está diretamente relacionada a uma série de fatores imprescindíveis para uma vida saudável.
Como é a realidade da alimentação das crianças no Brasil
Ainda neste mesmo estudo, foi possível apontar que as crianças brasileiras têm consumido pouca variedade de alimentos frescos e minimamente processados. Ao mesmo tempo, elas estão sendo expostas precocemente a ultraprocessados, indo na contramão de uma alimentação saudável. Estes produtos (ricos em gorduras pouco saudáveis, açúcares, amidos, sal e diversos aditivos) são pobres em fibras e micronutrientes, além de terem composição nutricional desequilibrada, especialmente inadequada para crianças menores de 2 anos.
O que é alimentação saudável?
Alimentação saudável é o conjunto de escolhas alimentares que garantem ao organismo os nutrientes necessários para funcionar bem. No caso de crianças e adolescentes, esse cuidado é ainda mais importante. É nessa fase que os hábitos alimentares se consolidam e influenciam a saúde, o crescimento, o bem-estar e até o desempenho cognitivo ao longo da vida.Uma dieta equilibrada inclui variedade e qualidade. Frutas, legumes, verduras, grãos (como arroz, feijão, lentilha e milho), proteínas (ovos, peixes, frango e carnes magras) e raízes e tubérculos (mandioca, batata, inhame) oferecem fibras, vitaminas e minerais essenciais. Esses nutrientes sustentam o desenvolvimento físico, fortalecem o sistema imunológico e contribuem para a concentração e aprendizagem no dia a dia.
Por que priorizar uma alimentação saudável desde cedo?
Uma alimentação saudável fornece todos os nutrientes necessários para crescer, aprender, brincar e se desenvolver, de forma equilibrada, variada e adequada à idade. Não é sobre “dietas restritivas”, e sim sobre qualidade, equilíbrio e formação de bons hábitos.
Desenvolvimento completo: uma nutrição adequada garante o suprimento de vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais para o crescimento físico e o desenvolvimento do cérebro, refletindo no aprendizado, na memória e na concentração.
Prevenção de doenças: uma dieta equilibrada reduz o risco de carências nutricionais, como anemia, e ajuda a evitar o surgimento precoce de doenças crônicas, incluindo a obesidade infantil.
Imunidade fortalecida: alimentos ricos em vitaminas e minerais tornam o organismo mais resistente a infecções e contribuem para um sistema imunológico mais eficiente.
Garantir escolhas alimentares saudáveis desde a infância é, na prática, um investimento no futuro. Quando pais e responsáveis entendem que os hábitos construídos nesse período influenciam toda a trajetória de saúde, do crescimento ao desempenho escolar, fica mais fácil adotar práticas simples e consistentes que transformam o dia a dia.
Como inserir uma alimentação saudável na rotina dos pequenos
Estabelecer hábitos alimentares desde a infância é fundamental para que as crianças entendam o valor de uma alimentação equilibrada e rica em variedade.Mais do que escolher bons alimentos, isso envolve a forma como eles são apresentados e o quanto a criança participa do processo, desde explorar sabores até ajudar no preparo. Por exemplo:
Aposte em pratos coloridos:montar refeições com cores diferentes é uma estratégia simples e poderosa. Cada cor está ligada a um tipo de nutriente, vitaminas, minerais e antioxidantes que fazem toda a diferença para o crescimento. Além disso, pratos coloridos chamam mais a atenção das crianças e despertam curiosidade.
Estabeleça uma rotina alimentar: manter horários definidos para cada refeição ajuda a criança a entender o ritmo do dia.
Apresente novos alimentos com calma: a rejeição inicial é normal. Muitas vezes, a criança precisa ter contato repetido com um alimento antes de aceitá-lo. Por isso, apresente novos sabores aos poucos, sem pressão e com paciência.
Envolva a criança na cozinha: cozinhar juntos é uma forma eficaz de aproximar a criança da alimentação saudável. Permita que ela escolha ingredientes dentro das opções recomendadas e participe de pequenas tarefas na preparação.
Torne as refeições um momento leve: A alimentação pode (e deve) ser uma experiência lúdica. Criar personagens com os alimentos, contar histórias ou convidar a criança a explorar texturas e aromas, transforma o comer em um momento positivo.
Conheça os Vitaminics
A alimentação saudável ganhou uma turma que promete conquistar a família inteira: os Vitaminics. Com personalidades marcantes, histórias divertidas, receitas criativas e jogos educativos, eles transformam o momento de comer em uma aventura leve, gostosa e cheia de descobertas para as crianças. Tudo isso com o frescor e o cuidado que só o Oba oferece.Cada personagem envolve uma história e traz uma série de benefícios aos pequenos. Conheça os Vitaminics: Batata, Tomate, Laranja, Maçã, Banana, Brócolis, Cenoura e Abacate. Visite a loja mais próxima ou faça suas compras pelo app (Android ou iOS) e aproveite essa novidade para agregar mais saúde e bem-estar à sua rotina!