Postado 27 de maio de 2025 em Destaque por Barbara Mucedola Longo
O tomate grape se destaca por seu sabor marcante e praticidade. Essa variedade é indicada para quem busca uma alimentação saudável e saborosa, perfeita para incluir em refeições rápidas e equilibradas.
Apesar de seu tamanho, é um ingrediente poderoso, repleto de nutrientes essenciais e propriedades funcionais, e vai muito além do sabor. É um alimento funcional que pode trazer diversos benefícios para o corpo quando incluído regularmente na dieta.
O fruto protege a pele contra os danos dos raios UV, graças ao alto teor de licopeno, estimula a produção natural de colágeno, contribuindo para a firmeza e elasticidade da pele, e ajuda na manutenção da saúde óssea, por conter vitamina K e cálcio.
E ainda:
Tem ação antioxidante e anti-inflamatória, que combate os radicais livres e reduz inflamações internas. Contribui para a saúde cardiovascular, ajudando a controlar a pressão arterial e os níveis de colesterol. Possui baixo teor calórico, ideal para dietas de controle de peso sem abrir mão do sabor.
O tomate grape é extremamente versátil na cozinha. Seu formato pequeno e oval é ideal para consumo direto ou como ingrediente decorativo. Sua cor vermelha intensa é sinal de alta concentração de licopeno, um antioxidante importante. Tem sabor adocicado, mais suave que o tomate tradicional, excelente para pratos frios ou in natura. Com polpa firme e suculenta, que não solta muita água, se torna perfeito para saladas e lanches.
Pode ser ainda consumido em espetinhos, pizzas, massas, ou até mesmo em preparações quentes como assados, refogados e molhos rápidos. Por manter a forma durante o cozimento, ele também é excelente para receitas assadas com ervas, azeite e alho.
Sua doçura natural também o torna uma boa opção para pratos que contrastam sabores, como saladas com queijos salgados ou frutas cítricas.
Apresentamos receitas leves e cheias de sabor com esse ingrediente versátil e delicioso. Aproveite!
20 tomates grape
20 bolinhas de muçarela de búfala
20 folhas de manjericão fresco
20 palitinhos de dente
50g de folhas de manjericão frescas
1 dente de alho
10 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
Suco de ½ limão
Pimenta-do-reino e sal a gosto
Primeiro prepare o molho de manjericão: Em um mini processador, coloque as folhas de manjericão, o alho, o limão, a pimenta-do-reino e o sal. Adicione lentamente o azeite até incorporar um molho bem encorpado.
Para montar o espetinho: Basta colocar uma folha de manjericão, a bolinha de muçarela de búfala e um tomate grape. Caso queira, pode cortar a muçarela e os tomatinhos ao meio para facilitar. Depois é só molhar o espetinho no molho de manjericão e se deliciar!
2 cumbucas de tomates grape picadinhos Biscoitos de arroz 2 colheres de sopa de azeite de oliva 3 dentes de alho amassados 1 colher de chá de sal ½ xícara de chá de creme de ricota/requeijão light Alface Azeitonas
Modo de preparo: Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e doure o alho. Adicione uma cumbuca de tomates grape e refogue por cerca de 15 minutos ou até secar. Coloque o sal, misture, retire do fogo e deixe esfriar. Junte o requeijão light e mexa delicadamente até ficar homogêneo. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por cerca de 30 minutos. Enquanto a pasta de tomate esfria na geladeira, higienize a alface e os tomates grape da segunda cumbuca. Corte as folhas de alface em pedacinhos do tamanho dos biscoitos de arroz. Corte também os tomates grape ao meio e as azeitonas pretas em pedacinhos pequenos. Em cima de cada biscoito coloque na seguinte ordem: um pouco da pasta de tomate que já esfriou, um pedaço de folha de alface, duas metades de tomate, um pedacinho da azeitona preta, e com a ponta de uma faca pincele gotinhas de requeijão em cima dos tomates e da azeitona (fazendo os olhinhos da joaninha).
500g de tomate grape 150ml de azeite de oliva 2 dentes de alho em lâminas 5g de sal 5g de açúcar Pimenta a gosto Folhas de manjericão e alecrim a gosto
Modo de preparo: Corte os tomates grape ao meio e reserve. Pegue uma assadeira e coloque metade da quantidade de azeite, os tomatinhos e os temperos. Mexa bem e acrescente o restante do azeite. Leve ao forno pré-aquecido em 200º C por 45 minutos e mexa de vez em quando para não secar os tomates. Após esse período, retire do forno, espere esfriar e coloque em um pote de vidro. Os tomates duram até 15 dias na geladeira.
1 xícara de chá de quinoa cozida 2 kiwis amarelos cortados em cubos ½ xícara de chá de tomates grape cortados ½ cebola roxa fatiada ½ xícara de chá de pepino japonês cortado em cubos Suco de 1 limão Sal e pimenta preta moída na hora a gosto
Modo de preparo: Tempere a quinoa com o limão, o sal e a pimenta. Adicione os demais ingredientes e misture delicadamente para o kiwi não desmanchar. Sirva em seguida, bem gelada.